terça-feira, 12 de agosto de 2014

"V Mova-se" inicia nesta quarta-feira






‘Mova-se’ inicia nesta quarta-feira

A quinta edição do evento contará com abertura no Teatro Amazonas e apresentação da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói


                Uma das ações culturais mais expressivas da Região Norte, o Festival Mova-se: Solos, Duos e Trios, inicia nesta quarta-feira, dia 13, com abertura realizada no Teatro Amazonas, às 20h e com entrada gratuita. Segundo o idealizador e realizador do evento João Fernandes, esta edição mostra a sedimentação da iniciativa. “Após quatro edições, finalmente estamos conquistando um novo patamar. Reafirmando parcerias antigas, conquistando novas e levando a dança par o interior, como acontecerá no caso de Manacapuru e trazendo para o teatro da dança de rua com as batalhas 2 vs 2. Sem dúvida, essa edição ficará marcada na história do festival”, conta.

                E para dar início a extensa programação de 2014, Fernandes conta que terá a presença da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (CBCN) que apresentará o clássico “Romeu e Julieta”. “Eles são uma das companhias mais conhecidas em todo o país, são referência. Então, nada mais justo do que contar com os melhores na abertura do ‘Mova-se’”, diz ele, lembrando que nos dias que seguem, as apresentações serão realizadas no Teatro da Instalação, com entrada gratuita.

“Romeu e Julieta” é uma história atemporal do mundo dos romances que invade o cotidiano das pessoas, independente de sua formação sociocultural e econômica. Este projeto visa dar oportunidade ao publico de entrar em contato com a obra de William Shakespeare que, em 2014, comemoram-se seus 450 anos de existência.

A CBCN montou o espetáculo no intuito de revisitar histórias e temas, remontando um passado distante, com o simples prazer de contar histórias. Apresentando uma versão contemporânea da obra, o coreógrafo utilizou de recursos de iluminação, música e ambientação inovadores, não ficando preso às partituras de repertórios clássicos já conhecidos.

Criação
Concebido pelo coreógrafo português Andre Mesquita - premiado internacionalmente -, o trabalho se pauta pela inovação e pesquisa, criando a coreografia a partir da dramaturgia de Shakespeare e não da música – inclusive ele não usa nenhuma das duas obras de Tchaikovsky ou Prokofiev, tradicionaL nas montagens. Mesquita aposta na diversidade, usando variadas composições de diferentes estilos musicais.

A direção artística é do bailarino, coreógrafo e diretor Pedro Pires, que assumiu em setembro de 2012 a companhia com o objetivo de devolver o lugar de destaque dentro da dança brasileira – esta que é a sétima companhia pública de dança a ser criada no país e tornou-se reconhecidamente um dos mais importantes centros nacionais de produção contemporânea. A iluminação é do premiado Paulo César Medeiros e os figurinos estão a cargo de Cássio Brasil.

A CBCN já se apresentou em mais de 60 cidades brasileiras e no exterior, nas cidades de Hagen, na Alemanha; Montevidéu, no Uruguai e, recentemente, em Nova York, nos Estados Unidos. Além de ter sido declarada, em janeiro de 2012, como Bem Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

O Festival Mova-se de Dança: Solos, Duos e Trios, que está em sua quinta edição, conta com o patrocínio da Lei de Incentivo a Cultura, O Boticário na Dança, Fundação Nacional das Artes (Funarte), Ministério da Cultura por meio do edital Klauss Vianna, Itaú Cultural por meio do projeto “Rumos”, Secretaria de Estado de Cultura (Sec) e Prefeitura de Manaus.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO “MOVA-SE 2014”
Dia 13 – às 20h: Espetáculo “Romeu e Julieta”, da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (CBCN), no Teatro Amazonas;

Dia 14 – às 18h: Batalha 2 vs 2; “Bossa”, da La Salle Cia. de Dança; espetáculo “A Projetista”, da Companhia Dudude; “Mundo Ao Redor”, de Adriana Carneiro e “Três Maria”, de João Corrêa, no Teatro da Instalação;

Dia 15 – às 18h: Batalha 2 vs 2; “Brooklyn Sound”, do Bounce Corpo de Performance;  espetáculo “Profanação”, da Cia. Danças Cláudia Souza; “Diálogos do Corpo Mudo”, de Valdemir de Oliveira e “A Vida Começa Pela Memória”, da Cia. de Intérpretes Independentes, no Teatro da Instalação;

Dia 16 – às 18h: Batalha 2 vs 2; “My Niggas Team”, do Grupo Holograma;  espetáculo “Sobre Expectativas e Promessas”, de Alejandro Ahmed; “Às Vezes é Só Um Olhar”, de Baldoíno Leite; BET@, de Adriana Góes; “Murundu”, da Meia Ponta Cia. de Dança e “Transobjeto”, de Wagner Schwartz, no Teatro da Instalação;

Dia 17 – às 11h: Espetáculo infantil “De Esconder Para Lembrar”, da Meia Ponta Cia de Dança, no Teatro Amazonas;

Dia 17 – às 19h: Espetáculo “Retina”, da Camaleão Grupo de Dança e final da Batalha 2 vs 2.

SERVIÇO
Abertura do 5º Festival Mova-se: Solos, Duos e Trios

QUANDO:
Dia 13, quarta-feira, às 20h
ONDE:
Teatro Amazonas (largo São Sebastião, Centro)
QUANTO:
Gratuito

--
Informações à imprensa:
Bruno Mazieri – (92) 8145-2405

Nenhum comentário:

Postar um comentário