Incômodo



Nesta problemática atual: a de que o meio tem sofrido tantas modifições que fins catastróficos estão próximos, surge a reflexão: exatamente onde essas modificações podem realmente atingir a humanidade? É a partir dessa pergunta que surge um link com o pensamento lamarkiano. A idéia principal de Lamark é que o meio externo e os hábitos provocam modificações favoráveis nos seres. Partindo dessa afirmação, Incômodo é pensado para questionar essas modificações. Até que ponto elas podem trazer benefícios? É necessária a redistribuição do espaço ou a sua adaptação?

Para auxiliar essa reflexão, outro liame teórico foi pensado: "água suja não pode ser lavada", o provérbio africano, mencionado pelo professor Armando Mendes, na abertura do seminário internacional Problemática do uso local e global da água da Amazônia. A partir dessa sentença à nossa região foi inserida. Aqui, onde a ação do homem em relação aos recursos hídricos tem provocado danos irreparáveis, principalmente às populações locais. 

A partir dessas inquietações surgiu a concepção. O intuito do espetáculo é levar ao palco - a partir da fusão do gestual, da dança - uma linguagem singular para compor situações carregadas de perturbações e sentimentos vividos em nossos dias. Incômodo traz à cena um universo de movimentos, de formas, de gestos e de sentimentos de corpos inseridos nesse turbilhão "catastrófico".