Histórico

A Cia. de Idéias nasce no ano de 2005. É idealizada por João Fernandes, cearense de Crateús que se mudou para Manaus naquele ano. Em 2006 é montado seu primeiro espetáculo: Uma branca sombra pálida, peça adaptada do conto de Lygia Fagundes Telles. Em 2007, a Cia. é contemplada com o prêmio Miryan Muniz de Teatro para a realização de sua segunda montagem: Auto do Rei Leal de José Mapurunga.

O Auto do Rei Leal foi montado em 2008, ano em que participou do 5° Festival de Teatro da Amazônia. Nesse Festival, a peça foi contemplada com cinco dos sete prêmios oferecidos, sendo eles melhor espetáculo adulto, melhor iluminação para Cleinaldo Marinho, melhor cenário, melhor maquiagem e melhor ator para Efraim Mourão. Ainda em 2008, a Cia. de Ideias mais uma vez foi contemplada com o prêmio Miryan Muniz de Teatro; dessa vez, para a montagem da peça Tarauacuaera.

Em 2009, nascem mais duas produções da Cia.: Insônia e @.com – todas de João Fernandes. Essas duas performances fizeram parte do 1° Festival Breves Cenas de Teatro em Manaus. Ganharam o prêmio pela pesquisa e linguagem cênica naquela ocasião. O espetáculo Uma branca sombra pálida participou nesse ano do 6° Festival de Teatro da Amazônia. Mais uma vez contemplada pelo prêmio da Funarte, a Cia. conseguiu recursos para viagens de circulação pelas capitais do interior do Amazonas para apresentar o Auto do Rei Leal.

No de 2010, Tarauacuaera é montado. Um Festival de dança contemporânea, no formato de solos, duos e trios também é realizado pela Cia: o MOVA-SE. Um espetáculo de dança é montado, Incômodo. A peça @.com foi convidada a participar da mostra Dulcina 11, em Brasília. A montagem o Auto do Rei Leal foi contemplada com o prêmio SESC Amazônia das Artes e viajou apresentando-se em cinco capitais da Amazônia brasileira: São Luís, Porto Velho, Cuiabá, Boa Vista e Belém. Ainda vem viajando pelas cidades do interior amazonense fazendo apresentações.

Em 2011, é realizada a segunda edição do MOVA-SE. A Cia adquire uma sede, o Casarão de Idéias, de onde vem desenvolvendo suas atividades desde então. É lançada a Revista Idéias Editadas,  com o intuito de promover a circulação e o diálogo com as artes em Manaus.

Em 2012, o
MOVA-SE continua a pleno vapor na sua terceira edição. A Cia lança também o projeto Lugares que o dia não me deixa ver, objetivando chamar à atenção, através da arte, para as fachadas abandonadas dos prédios públicos antigos da capital amazonense.