quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Teatro Comentado

O blog do Casarão de Ideias está lançando o projeto Teatro Comentado, que consiste em colocar em prática o exercício da reflexão teórica sobre as artes cênicas na Cidade de Manaus. O contexto da capital do Amazonas é carente em literatura sobre as artes em geral - o Teatro em especial -, por isso esse espaço nos parece de extrema relevância. Para essa empreitada escolhemos três principais comentadores: Clayton Nobre, Denni Sales e Francis Madson.

Antes de apresenta-lhes os comentadores, cabe explicar o porquê do título do projeto. A ideia de se ter um Teatro comentado vem da etimologia das duas palavras. Primeiro: Teatro, do grego théatron, lugar onde se assiste a um espetáculo, espectadores, o próprio espetáculo. Concebemos o Teatro como o lugar onde se vê, portanto caberá aqui comentários não só de literatura dramática encenada, mas também de dança, de leituras dramatizadas e até de outros "espetáculos" que os autores julgarem dignos do nome.

Segundo: comentar, do latim commento, as, ávi, átum, áre, meditar, pensar em; compor, escrever sobre um assunto; comentar, anotar, explicar, discutir; imaginar, descobrir. Tomamos o vocábulo sob o ponto de vista de quem escreve sobre um assunto, discute, imagina. Então, não se trata de crítica, no sentido de julgar algo, mas sim de anotar, explicar, comparar.

Nesse caminho, no de lançar à comunidade amazonense um espaço de debate e, quiçá, mostrar o Teatro manauara ao restante do Brasil, nasce o projeto. A ideia  é trazer artistas jovens para falar sobre as artes em Manaus. Dos melhores, trouxemos três. Aguardem as reflexões.
 
Responsáveis pelos textos estão os já citados autores e eu mesmo, Vitor Lima. A seguir a apresentação de cada um (por ordem alfabética).

Clayton Nobre

Jornalista e ator de teatro. É bacharel em Comunicação - Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestrando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde desenvolve pesquisa sobre os aspectos estéticos e imagéticos do teatro em área de concentração sobre Comunicação e Sociabilidade Contemporânea. Foi ator do Laboratório de Investigação Teatral (2004-2006) e desde 2007 integra o grupo de teatro Baião de Dois, participando dos espetáculos Torturas de Um Coração, Coquetel Molière, O Auto do Boi e De P a P - Da Paquera ao Parto.
Contato:clayton.nobre@gmail.com

Denni Sales


É ator, diretor, dramaturgo e performer. Cursa Filosofia na UFAM. Integra o TESC (Teatro Experimental do SESC-AM), coordena o espetáculo de humor Sábados Detonados onde também atua e escreve textos.  Atua também nas mídias áudio-visuais. Em 2010 foi ganhador do concurso de dramaturgia Álvaro Braga, no gênero comédia, com o texto A diabólica Mary Spears. Atualmente assina a direção e a dramaturgia do espetáculo Coisas para depois de Meia Noite.

 
Contato:dennisales@hotmail.com

Francis Madson

Ator, diretor, performer, artista de dança e dramaturgo. Atualmente está cursando duas graduações: teatro e dança, pelas Universidades de Brasília (Unb) e do Estado do Amazonas (UEA), respectivamente. Com uma carreira artística completa de experiências compensatórias, por seu trabalho de criação artística vasto, já foi citado em revistas do Galpão Cine Horto - Subtexto -, de Minas Gerais, além de ter estudado com artistas de renome nacional e internacional da dança e de teatro. Todo o seu trabalho proporcionou-lhe, inclusive, a participar da elaboração e coordenação de eventos, lhe rendendo capacitação e experiências para fazer parte da coordenação de festivais, seminários, debates e outros. Participa da Cia. Cacos de Teatro

Contato:filhodolouco_3@hotmail.com

Vitor Lima

Amante da sabedoria, ator e editor deste blog. Integrante da Cia. de Ideias, onde atualmente atua no espetáculo Auto do Rei Leal. É acadêmico do curso de Direito da UFAM.


Contato:
lima.vitoor@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário