quarta-feira, 4 de junho de 2014

Já estão abertas as inscrições para o "V Mova-se".



                                           ‘Mova-se’ é lançado com abertura de exposição

Além das novidades sobre o festival, o público poderá conferir, nesta quarta-feira, dia 14, as telas da artista plástica amazonense Polly D’ávila



O Casarão de Ideias terá nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 20h, duas importantes programações: a primeira será o lançamento do edital e abertura das inscrições do Festival Mova-se de Dança: Solos, Duos e Trios 2014 e também o lançamento da exposição “Ballerinas”, da artista plástica amazonense Polly D’ávila, que contará com cinco obras, todas – como o próprio nome sugere – retratando a leveza dos movimentos das artistas.

Segundo João Fernandes, idealizador e produtor do Mova-se, a ideia de realizar dois eventos em conjunto é devido a proximidade dos temas. “Chegamos a quinta edição do festival repletos de novidades. Dentre elas, duas novas categorias: a batalha de b-boys e também o formato de intervenções que serão apresentadas em espaços urbanos da cidade. Por se tratar de dança, nada mais justo do que agregar valores ligados ao segmento. Como teremos uma grande mostra durante o festival, decidimos convidar a Polly D’ávila que retrata de forma diferenciada as bailarinas e suas coreografias”, explica.

Fernandes aproveita para divulgar que o Mova-se já está com datas e locais confirmados. “Este ano, o festival será realizado um pouco mais tarde em decorrência da Copa do Mundo. Acontecerá de 6 a 10 de agosto, com abertura no Teatro Amazonas e apresentações diárias no Teatro da Instalação. Os interessados em saber mais detalhes e também participar das apresentações, poderão obter mais informações durante o lançamento nesta quarta-feira”, adianta.

Vale ressaltar que o Festival de Dança Mova-se: Solos, Duos e Trios é uma realização da Companhia de Ideias, participa de Lei de Incentivo a Cultura e conta com patrocínio do O Boticário na Dança, Prêmio Klauss Viana, Proarte e Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Sec).

Movimento
    Formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a artista plástica amazonense Polly D’ávila possui uma verdadeira paixão pelo corpo humano e, consequentemente, seus movimentos. Tal paixão rendeu sua primeira exposição batizada “Ballerinas”, por contar com obras que retratam com delicadeza e também leveza – como a própria artista faz questão de ressaltar – os movimentos precisos das artistas.

    “Trabalhar com corpos humanos sempre foi um interesse. Em 2002, comecei a pensar sobre esse universo das bailarinas e participar de diversas aulas para realizar fotos e juntamente com isso estudar movimentos. Logo em seguida, passei a fazer desenhos e convidar diversas profissionais para servirem de modelo. As duas primeiras telas ficaram prontas em 2012 e as outras três foram finalizadas este ano”.

    Um dos diferenciais do trabalho de Polly, sem dúvida, são os materiais utilizados no processo criativo. “Trabalho com papel usando técnica mista. Em algumas obras o espectador pode perceber o uso de tinta óleo, guache, lápis de cor, entre outros. Um detalhe importante: as saias das bailarinas são todas feitas realmente de tule por meio de colagem”, explica. As obras variam de 1x20 a 1x70 e quem ficar interessado poderá adquirir. Esta é a primeira exposição da artista que se diz feliz com o momento. “Tenho recebido críticas positivas de quem já teve a oportunidade de ver as telas. Espero que as pessoas consigam entender os trabalho e possam observar, principalmente, a delicadeza dos gestos retratados”, finaliza.

SERVIÇO

Lançamento do Mova-se 2014 e abertura da mostra “Ballerinas”

QUANDO:

Quarta-feira, dia 14, às 20h

ONDE:

Casarão de Ideias (rua Monsenhor Coutinho, 275, Centro)

QUANTO:

Gratuito

LINKS PARA AS INSCRIÇÕES E REGULAMENTO

Regulamento: http://goo.gl/2e35ml
Ficha de Inscrição: http://goo.gl/SKTdHD

Nenhum comentário:

Postar um comentário